Coisas de Família

Desde os meus dezesseis anos que queria fazer curso de corte e costura, fui conseguir fazer quando já estava na faculdade - com uns dezenove - pela Prefeitura de São Bernardo do Campo. As pessoas me olhavam de forma estranha, quando eu dividia essa vontade, muitos porque esse tipo de coisa era de moça da época da minha avó, que moça em pleno século XXI iria querer aprender a costurar? O que é um pensamento errado, se você der uma googada por aí vai ver que a maioria das crafteiras tem de 20 à 35 anos.
Na época da minha avó Adelaide, que hoje tem setenta e poucos anos e mesmo da irmã do meu pai, que tem uns sessenta, era muito normal com quatorze anos aprender a costurar e a datilografar! A minha tia ganhou uma máquina preta da singer com essa idade de presente do meu avô, hoje ela pertence a minha irmã Natália, ta na mesinha e tudo, muito cute. A da minha avó é da Elgin, mas é daquela preta antiga também, só que meu pai transformou ela em portátil e a mesa já foi dada fim a muito tempo. Tem até quem modernize essas mesinhas, acho também muito cute!

Achei aqui

Mas antes de dividir o que eu vim dividir, rs, tenho que explicar que a minha avó, assim como uma prima minha, consegue tirar tudo de uma embalagem e depois embalar do jeitinho que veio da loja, rs. E por ter esse jeitinho, ela tem tudo guardadinho: o vestido e a grinalda do seu casamento, toalhas feitas pela minha bisa e o mostruário de pontos e trabalhos que ela aprendeu no seu curso, quando ainda era adolescente! Eis as fotos!






Recentemente ela começou um mostruário de pontos - não lembro o nome deles - mas é uma graça. Ela disse que assim não se esquece dos pontos novos que aprende e fica fácil de escolher qual vai usar.



Beijos,

Um comentário:

  1. Que coisa mais linda! Não sabia que a vó tinha essas preciosidades guardadas. Até fiquei emocionado!

    Beijão

    ResponderExcluir