Design Divino: Parede de Lousa

Quem acompanha o meu blog sabe duas coisas a meu respeito, a primeira que sou professora e a segunda, que estou remodelando o segundo quarto do meu apartamento, para instalar bem um mini escritório/craft area e o quarto do bebê - quando um vier, claro. Neste quarto que eu tanto falo, tem um "dente", onde poderia ser instalado um armário embutido, o que no meu quarto eu já tenho. Pesquisando na internet achei e adorei, a ideia de transformar esse dente em algo como isso aqui:

Pintar de uma cor diferente o fundo - hoje está azul royal,  vide a minha foto de perfil ali ao lado direito - fazer uma bancadona, colocar prateleiras e fechar tudo isso com uma linda cortina e o restante do quarto ficar para o meu(s) futuro(s) filho(s). Eu sei que é apenas funcional nos primeiros anos deles, que com o passar dos anos eles precisaram de mais espaço não só para brincar, mas também para colocar armários e armazenar suas próprias coisas. Porém, eu não pretendo ficar aqui o resto da vida e se caso eu ficar mais tempo do que eu acho que ficarei, eu acho outra solução. Por hora, me parece ótima, estilosa e fofa!
Pensando nessa parede "diferente" e assistindo ao hipertensão, me veio a ideia da parede lousa. Já tinha visto no filme (500) days of Summer, adorei mas nem cogitei fazer na época. Convenhamos também que se eu fizesse em cima da minha cama, eu ia fica no mínimo travada da minha rinite constantemente.
via wish

Mesma ideia, mas em objetos diversos:

Fui pesquisar e descobri fotografias lindas - joguem no google: blackboard wall - além da "receitinha" de como fazer. As pessoas que deram a sugestão nunca fizeram, nem eu! Mas na escola que eu trabalho, eles pintam as lousas todos os inícios de ano, não deve ter segredo! Pra me certificar porém, escrevi um e-mail para a suvinil perguntando sobre essa tinta da Receitinha #2, que me respondeu rapidinho e eu copiei e colei no final do post!

Receitinha #1
Esmalte Sintético Coralit Fosco (verde escolar ou preto).
Dar de 4 a 6 demãos, deixar secar bem entre as passadas
e só utilizar a parede depois de quatro dias.
Fonte: Cray Online

Receitinha #2
Na verdade é o nome de outra tinta para o mesmo fim,
porque o jeito de pintar é o mesmo do de cima: Suvinil
Esmalte Fosco para lousas (verde ou preto).

E-mail da Suvinil
PROCEDIMENTO DE PINTURA LOUSAS EM ALVENARIA
inferior a 100C ou umidade relativa do ar superior a 90%.

ALVENARIA - PINTURA EM REBOCO COESO


A PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE
- A superfície deve estar firme (coesa), limpa, seca, sem poeira, gordura, sabão ou mofo;
- Aguardar a cura do Reboco no prazo médio de aproximadamente 28 dias.
- Partes soltas ou mal aderidas devem ser eliminadas, raspando ou escovando a superfície;
- Manchas de gordura ou graxa devem ser eliminadas com solução de água e detergente. Em seguida enxaguar e aguardar secagem;
- Partes mofadas devem ser eliminadas, lavando a superfície com uma solução de água sanitária e água, na proporção de 1:1;
- Profundas imperfeições, ou rachaduras do reboco/cimentados, devem ser corrigidas com argamassa de cimento : areia média traço 1:3;
- Lixar ( lixa grana 120 ou 150 ) para abertura dos poros com posterior eliminação dos resíduos.

Obs.: os produtos a serem utilizados deverão ser mexido até sua
perfeita homogeneização.



O FUNDO
- Selador Acrílico, na cor Branca, aplicado em única demão áreas internas e externas, diluído a 10% com água; Aplicar com rolo de lã, aguardando intervalo mínimo de 4 horas para secagem.
- Suvinil Fundo Preparador de Paredes, após secagem fica incolor, pronto para uso, se necessário diluir 10% com água; Aplicar com rolo de lã em áreas internas e externas, aguardando intervalo mínimo de 4 horas para secagem.


NIVELAMENTO
- Suvinil Massa Acrílica , duas demãos, sem diluição;

- Aguardar 4 horas;
- Lixar ( lixa grana 150 ou 240 ), entre demãos e eliminar poeira (limpeza com pano umidecido com água ).


Recomendado aplicar uma a duas demãos de Suvinil Acrílico Fosco ou Látex Pva, diluido em 10 a 20% com água e lixar com grana 150 a 220.
ACABAMENTOS POSSÍVEIS

- Suvinil Esmalte Fosco Verde Escolar três demãos :
1ª demão : diluir em proporção de 30%
2ª demão : diluir em proporção de 20% diluir com Aguarras Suvinil ou de boa qualidade.
3ª demão : diluir em proporção de 20% qualidade
- Aguardar intervalo de 12 horas entre demãos;
Recomendações:

Consideramos de fundamental importância, para obter fino acabamento e garantir uma perfeita aderência, que seja feito o lixamento antes de iniciar a pintura e entre as demãos. Tão importante quanto o lixamento é
observar o intervalo entre demãos.

b) Para diluição, utilizar sempre Suvinil Aguarrás para que as características do produto sejam mantidas. Nunca utilizar thinner, gasolina, benzina ou outros solventes.


c) Atentar para o tempo de secagem final do produto , conforme nossa recomendação, antes da utilização das superfícies pintadas.


d) Antes de iniciar a pintura, mexer adequadamente o produto com o auxílio de uma ferramenta apropriada – uma régua de madeira ou similar que tenha formato achatado.

e) É característica do produto nas primeira utilizações, apresentar certa dificuldade quanto a retirada da marca de giz , portanto recomendamos a utilização de um pano úmido no auxílio da limpeza.

f) Atenção especial deve ser dada para aplicação sobre alvenaria , neste caso recomendamos aguardar a secagem e cura da superfície (no mínimo 28 dias) e utilizar previamente Suvinil Fundo Preparador para Paredes.

g) Aguardar prazo de aproximadamente 15 dias antes de iniciar as atividades sobre a lousa, pois as marcas poderão ficar permanentes.

Precauções Gerais

- Os produtos solúveis em solventes orgânicos, como aguarrás e thinner, são inflamáveis e portanto, devem ser manuseados com a devida precaução;
- Manter as embalagens dos produtos fechadas, fora do alcance de crianças e animais e longe de fontes de calor;
- Armazenar em local coberto, seco, fresco e ventilado;
- Usar máscara protetora, óculos de segurança e luvas durante a preparação, lixamento e aplicação;
- A embalagem não deve ser reutilizada;
- Evitar inalação dos vapores e, em caso de contato com a pele, enxugar o excesso com um pano limpo, lavando a pele em seguida com sabão e, se necessário, com pasta de limpeza. No caso dos olhos, lave-os com água corrente em abundância (no mínimo 15 minutos). Se ingerido não provocar vômito, procurar auxílio médico imediatamente, informando o tipo de produto.

Recomendações Gerais
Deve ser evitada a aplicação de produtos nas superfícies externas em dias chuvosos, ou quando houver condensação de vapor de água na superfície a ser trabalhada ou, ainda, quando houver ocorrência de ventos fortes, que possam transportar poeira ou partículas suspensas no ar para a pintura. Não recomendamos efetuar pinturas com temperatura

 
Beijos,

2 comentários:

  1. Gosto dessas paredes lousa desde quando vi numa daquelas revistas de decoração e enlouqueci no 500 dias com ela.
    Ain, q vontade de fazer uma!!

    E ficou a coisa mais mimosa esse "dente" com cortina. É lindissimo.
    Uma otima ideia!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Bárbara, tudo bem? Adorei seu blog.....vi no seu post que você ainda não testou a parde lousa, pois é, eu também não (rs), mas caso queira saber de alguém que já testou, encontrei o blog da Thalita (http://casadecolorir.blogspot.com/2010/11/o-mundo-na-parede.html) e lá ela mostra o passo a passo de como fez a parede dela!
    Já estou te seguindo, caso queira conhecer o meu blog: http://atelierdabisa.blogspot.com

    Beijosss

    ResponderExcluir